Retrospectiva FPFS – Considerada "seleção", GERCAN "nascia" há 51 anos

Há exatos 51 nos, no dia 21 de julho de 1965, “nascia” o GERCAN, Grêmio Esportivo Recreativo Cartório Adalberto Netto, clube que se tornaria uma das principais equipes do antigo futebol de salão. Formado a princípio por funcionários da própria empresa, o time, em aproximadamente dez anos de existência, disputaria as competições das quadras organizadas pela FPFS.
Nomes do esporte como Douglas Pierrotti, Medina, Pança, PC de Oliveira, Radamés, Serginho e Walmir Preto vestiram a camisa do GERCAN. E segundo conta a história do futebol de salão, tais atletas jogaram por amor à equipe de São Paulo-SP, e principalmente, à modalidade das quadras.
O ex-técnico Marcos Barbosa, hoje na diretoria da Federação Paulista de Futsal, é lembrado por muitos salonistas como um dos grandes responsáveis para a formação de elencos vitoriosos do GERCAN. Ele, a convite do presidente da FPFS, Nilton Cifuentes Romão, o “Ramon”, colabora na organização da modalidade das quatro linhas no estado de São Paulo.
PresidenteFPFS“O GERCAN, era uma equipe que disputava campeonatos extra-oficiais com atletas renomados, até passar a disputar os campeonatos oficiais da federação. Éramos uma verdadeira seleção (paulista/brasileira). Foram momentos inesquecíveis que passei nessa equipe”, declarou o presidente da Federação Paulista de Futsal (FPFS).

Títulos do GERCAN:
Campeonato Aberto do Estado (1977, 78 e 79)
Bi-campeão metropolitano
Copa João Ramalho (1978)
Torneio da Vila Matilde (1978)
Torneio da Justiça (1978, 79)
Torneio da Bondade (1979)
Taça de Prata (1979)
Campeonato Paulista da Série Ouro (1982/83/84/85)

Com informações: Futsal em Pauta
Fotos: Divulgação/ Futsal em Pauta/Assessoria FPFS