Retrospectiva: Presidente da FPFS, Nilton Cifuentes Romão, explica a escolha do nome "Geração Bola Pesada" e a importância de cada ex-jogador homenageado

Batizada de “Geração Bola Pesada” a homenagem para os ex-atletas de futebol de salão realizada em Ato Solene, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a cerimônia contou com atletas que jogaram a modalidade de 1959 a 1989 e ajudaram no desenvolvimento do esporte.
Associar a homenagem com o nome “Geração Bola Pesada”, além de fazer referência aos jogadores da época, também marcou um momento importante no futebol de salão: a mudança em relação ao peso da bola. Até o ano de 1989, a fabricação da bola era feito com um produto mais pesado, só a partir dos anos 1990 que a bola de futebol de salão começou a ficar mais leve.
“Foram muitos campeonatos brasileiros e, por questões de espaço, de tempo, paramos no ano de 1989, que foi exatamente um ciclo da bola. Já no ano seguinte a bola  ficou mais leve, então denominados de “Geração Bola Pesada” os que foram os percursores do futsal”, explica Nilton Cifuentes Romão, presidente da FPFS.
Idealizador do evento em prol daqueles que contribuíram significadamente para a modalidade, Nilton Cifuentes Romão diz que o maior desafio foi de encontrar os futuros homenageados. “A primeira coisa seria localizar esses ex-atletas, isso para nós foi a maior dificuldade. Mas, com a ajuda de todos os envolvidos, entrando em contatos com família, conseguimos localizar esses percursores da modalidade.”
Ciente da importância de cada ex-atleta não só presente na cerimônia, mas também daqueles que infelizmente não conseguiram ser contactados ou que não estão mais presente em vida, Nilton Cifuentes Romão, reforça  o principal objetivo do Ato Solene
“O nosso intuito era resgatar aqueles que iniciaram esse esporte e que hoje é o mais praticado no Brasil.  Nosso pensamento dentro da Federação é agradecer tudo que esses ex-jogadores proporcionaram para a FPFS e para o nosso Estado”, concluiu Romão.
Foto: S.A Films & Photography