Federação Paulista de Futebol de Salão completa 68 anos em prol do Futsal

No dia de hoje, 14/06/2023, a Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS) comemora seu 68º aniversário, reafirmando seu compromisso de promover e fortalecer o futsal no estado de São Paulo. Desde sua fundação em 14 de junho de 1955, a FPFS tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento desse esporte genuinamente brasileiro.

Tudo começou em São Paulo, quando o futebol de salão foi introduzido em clubes sociais notáveis, como E.C. Sírio, Sociedade Esportiva Palmeiras, São Paulo Futebol Clube, A.A. São Paulo, Clube Atlético Ipiranga, Banco do Brasil, S.C. Corinthians e Associação Portuguesa de Desportos. Foi somente em 1952 que o professor Habib Mahfuz criou a primeira liga de futebol de salão dentro da Associação Cristã de Moços em São Paulo, plantando a semente para a criação de uma federação no Estado.

A inauguração oficial da FPFS ocorreu em 14 de junho de 1955, na sede da Federação Paulista de Basquetebol, localizada na rua Dona Germaine Burchard, nº 451, no bairro da Água Branca, na capital paulista. O espaço foi gentilmente cedido por Rumi de Ranieri, diretor da Federação de Basketball na época. A assembleia geral fundadora contou com a presença de muitos entusiastas do esporte, e foi nesse encontro histórico que o primeiro livro de atas foi organizado, com o nome de todos os clubes fundadores.

Ao todo, 33 clubes participaram dessa assembleia, marcando o início da FPFS como a entidade máxima do futebol de salão paulista. Entre os clubes fundadores estavam:

1- Associação Crista de Moços
2- Tênis Clube Paulista
3- São Paulo Futebol Clube
4- Minas Gerais Futebol Clube
5- Associação Auxiliares de Turfe
6- Clube Internacional de Regatas de Santos
7- Associação Atlética São Paulo
8- Centro Recreativo Vergueiro
9- Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo
10- Clube Atlético Ypiranga
11- Senac Futebol Clube
12- Esporte Clube Pinheiros
13- Clube Atlético Rhodia
14- Clube de Regatas Tietê
15- Clube Universitário
16- Associação Crista de Moços (Depto. Educação Física)
17- São Carlos Clube
18- Nacional Atlético Clube
19- Clube Atlético Paulistano
20- Tênis Clube de São José dos Campos
21- Escola de Educação Física da Força Publica
22- Sport Club Corinthians Paulista
23- Sociedade Esportiva Palmeiras
24- Clube dos Advogados de São Paulo
25- Riviera Clube
26- Associação Esportiva São José (São José Campos)
27- Esporte Clube Banespa
28- Conceição Clube
29- Clube Esportivo da Penha
30- Clube Atlético Monte Líbano
31- Esporte Clube Sírio
32- Associação Atlética São Bento
33- Associação dos Árbitros do Estado de São Paulo

Desde então, a FPFS vem crescendo continuamente e se consolidou como uma das maiores entidades esportivas do país. Ao longo de seus 68 anos de existência, teve como presidentes figuras proeminentes como Habib Mahfuz, Luiz Gonzaga de Oliveira, Ciro Fontão de Souza e, atualmente, Nilton Cifuentes Romão.

A imprensa desempenhou um papel crucial no crescimento da FPFS, com veículos falados, escritos e televisivos contribuindo para a divulgação do esporte. Grandes nomes da comunicação esportiva, como Raul Tabajara, José Antônio Inglêz, Luciano do Vale, Prisco Palumbo, Milton Neves e muitos outros, projetaram o futsal para o público em competições metropolitanas e estaduais.

A FPFS adquiriu salas no Edifício Beneficência Portuguesa, no centro de São Paulo, onde sua sede permanece até os dias de hoje. Também, sob a liderança do presidente Ciro Fontão de Souza, a FPFS expandiu suas instalações e adquiriu um terreno na Marginal Tietê, no bairro da Penha, onde construiu dois ginásios que levam o nome do presidente: Presidente Ciro I, com capacidade para 1.200 pessoas, e Presidente Ciro II, com capacidade para 2.000 pessoas. Esse complexo esportivo é um patrimônio a ser admirado, evidenciando o compromisso da FPFS em proporcionar infraestrutura de qualidade para a prática do futsal.

Neste momento de celebração, é essencial destacar e homenagear os primeiros presidentes da FPFS, Habib Mahfuz e Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, que foram visionários e responsáveis por todo o progresso e legado da entidade.

Neste marco, também é importante ressaltar que a FPFS é atualmente presidida pelo Presidente Nilton Cifuentes Romão, conhecido como Ramon. Ramon é um ex-jogador de futebol de salão que fez história na época da geração da bola pesada, atuando em grandes clubes como Palmeiras, Corinthians AABB e GERCAN, além de ter sido um dos principais destaques das seleções paulista e brasileira.

Desde 2016, Ramon assumiu a liderança da Federação Paulista de Futsal, sucedendo o ex-presidente da entidade, Dr. Ciro Fontão de Souza. Durante sua gestão, Ramon tem inovado na administração da FPFS, implementando medidas que impulsionam o crescimento do futsal no estado e buscando melhorias para os atletas, clubes e torcedores.

Com sua experiência como jogador e seu compromisso com o esporte, Ramon tem liderado a FPFS em uma trajetória de crescimento e sucesso. Sua dedicação e visão estratégica têm sido fundamentais para impulsionar o futsal paulista e fortalecer a posição da federação como uma das principais entidades esportivas do país.

A Federação Paulista de Futebol de Salão chega aos seus 68 anos, com um passado glorioso, um presente promissor e um futuro repleto de desafios. A FPFS continua a ser um exemplo de dedicação, profissionalismo e compromisso com o futsal, contribuindo para a evolução do esporte em São Paulo e no Brasil.

Parabéns Federação Paulista de Futebol de Salão por seus 68 anos e por ser uma entidade que luta para que a nossa modalidade seja Olímpica.