Federação Paulista de Futebol de Salão: 69 Anos de Inovação e Paixão pelo Futsal

Hoje, 14 de junho de 2024, a Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS) celebra seu 69º aniversário, renovando seu compromisso em revolucionar e fortalecer o futsal em São Paulo e no Brasil. Fundada em 1955, a FPFS tem sido um pilar no desenvolvimento desse esporte genuinamente brasileiro.

Oficialmente estabelecida em 14 de junho de 1955, a FPFS iniciou suas atividades na sede da Federação Paulista de Basquetebol, em São Paulo. A assembleia fundadora contou com a participação de 33 clubes pioneiros, marcando o nascimento da entidade máxima do futsal paulista. Os clubes fundadores incluem:

1. Associação Cristã de Moços

2. Tênis Clube Paulista

3. São Paulo Futebol Clube

4. Minas Gerais Futebol Clube

5. Associação Auxiliares de Turfe

6. Clube Internacional de Regatas de Santos

7. Associação Atlética São Paulo

8. Centro Recreativo Vergueiro

9. Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo

10. Clube Atlético Ypiranga

11. Senac Futebol Clube

12. Esporte Clube Pinheiros

13. Clube Atlético Rhodia

14. Clube de Regatas Tietê

15. Clube Universitário

16. Associação Cristã de Moços (Depto. Educação Física)

17. São Carlos Clube

18. Nacional Atlético Clube

19. Clube Atlético Paulistano

20. Tênis Clube de São José dos Campos

21. Escola de Educação Física da Força Pública

22. Sport Club Corinthians Paulista

23. Sociedade Esportiva Palmeiras

24. Clube dos Advogados de São Paulo

25. Riviera Clube

26. Associação Esportiva São José (São José dos Campos)

27. Esporte Clube Banespa

28. Conceição Clube

29. Clube Esportivo da Penha

30. Clube Atlético Monte Líbano

31. Esporte Clube Sírio

32. Associação Atlética São Bento

33. Associação dos Árbitros do Estado de São Paulo

Ao longo de suas quase sete décadas, a FPFS evoluiu constantemente, firmando-se como uma das mais influentes entidades esportivas do Brasil. Com lideranças inspiradoras como Habib Mahfuz, Luiz Gonzaga de Oliveira, Feliz Lacava, Ciro Fontão de Souza e atualmente, Nilton Cifuentes Romão, a federação continuou a avançar e inovar.

A imprensa teve um papel vital na expansão do futsal, com ícones da comunicação esportiva como Raul Tabajara, José Antônio Inglêz, Luciano do Vale, Prisco Palumbo e Milton Neves ampliando a visibilidade do esporte.

A FPFS estabeleceu sua sede no Edifício Beneficência Portuguesa, no centro de São Paulo, e, sob a presidência de Ciro Fontão de Souza,

construiu os ginásios Presidente Ciro I e II, na Marginal Tietê, oferecendo instalações modernas para a prática do futsal.

Neste aniversário, rendemos homenagem aos pioneiros presidentes Habib Mahfuz, Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes e Feliz Lacava, cuja visão e liderança foram fundamentais para o legado da FPFS.

Sob a gestão atual de Nilton Cifuentes Romão, conhecido como Ramon, a FPFS tem se destacado por sua abordagem inovadora. Ex-jogador de futsal e figura de destaque como atleta em clubes como Palmeiras, Corinthians e AABB, Ramon assumiu a presidência em 2016, trazendo uma nova era de crescimento e modernização para a federação.

Com uma visão estratégica e um profundo compromisso com o esporte, Ramon trouxe para fazer parte de sua diretoria pessoas renomadas da modalidade e conta com um seleto grupo de colaboradores e funcionários que contribuem que a entidade seja referência até para federações esportivas de outras modalidades.

A Federação Paulista de Futebol de Salão celebra 69 anos de história, inovação e paixão pelo futsal. Com um legado sólido, um presente dinâmico (atualmente conta com uma média de 19 jogos por dia), um futuro cheio de desafios.

A FPFS, agradece à todos os clubes, atletas, treinadores, membros das comissões técnicas, árbitros, membros das comissões disciplinares, membros dos tribunais, dirigentes e a todos que de alguma maneira contribuíram para a entidade chegar no atual patamar.

Parabéns FPFS por seus 69 anos e pela luta constante para tornar o futsal uma Modalidade Olímpica.