Comunicado FPFS – Feriado de 'Corpus Christi'

A Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS) vem informar que, por conta do feriado de ‘Corpus Christi’, entraremos em recesso durante o período de 04 a 07/06, retornando com nossas atividades normais no dia 08, segunda-feira, às 08:15 horas.
Entenda o ‘Corpus Christi’:
Corpus Christi é uma expressão latina que significa “Corpo de Cristo”. É uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. As procissões pelas ruas são tradições, e são organizadas todos os anos pelas igrejas.
Surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264.
Nesta data, as ruas costumam ser todas enfeitadas com tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosa. Esta tradição surgiu em Portugal e veio para o Brasil com a chegada dos colonizadores. Para a confecção dos tapetes, são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.  (Fonte: calendariobr.com.br)
Curiosidades:
Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão, que lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. No Brasil, algumas procissões são famosas, como a da cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, que foi inclusive a primeira cidade brasileira a enfeitar as ruas nessa data. A cidade de Matão, no interior de São Paulo, também realiza uma das procissões mais famosas do Brasil. Destaque também para as procissões de Castelo (ES), São José do Rio Preto (SP), Rodeio (SC), Cabo Frio (RJ), entre outras. (Fonte: londrinatur.com.br)
Com informações: calendariobr.com.br/londrinatur.com.br
Foto: Assessoria FPFS