Considerado melhor do mundo na posição, goleiro brasileiro se destaca no futsal europeu

Brasileiro naturalizado cazaque, Léo Higuita, jogador do Karait Futsal, do Cazaquistão, foi considerado o melhor goleiro do mundo no futsal na temporada 2015. Destaque nas quatro linhas na Europa, o arqueiro foi campeão da Liga e Copa do Cazaquistão na última temporada e defende, também, a camisa da seleção do país asiático desde 2014. “Esperava um ano bom, mas foi melhor do que imaginei”, declarou o atleta.
Pela primeira vez em sua história, em outubro do ano passado, a seleção cazaque de Higuita conquistou vaga para a Eurocopa, principal competição de nações do Velho Continente. Dois meses depois, em dezembro, por conta de classificação à segunda fase das Eliminatórias Europeias, Cazaquistão está próximo de garantir seu “passaporte” à Copa do Mundo, que vai acontecer em setembro, na Colômbia; o único revés para o goleiro em 2015 foi a eliminação com o Karait na Copa da UEFA, na primeira fase do torneio.
“Foi um ano de muitas vitórias. O primeiro semestre foi excelente, campeão europeu da temporada 14/15, não tem coisa melhor. No segundo semestre, na primeira fase da UEFA, não conseguimos impor o mesmo ritmo e acabamos eliminados no round de elite. Agora, na Seleção, só vitórias e classificação inédita pro Europeu, além da vaga para o mata-mata visando a Copa do Mundo. Estamos a dois jogos do Mundial”, contou o goleiro, satisfeito com o desempenho de suas equipes.
Em relação à oportunidade de poder disputar, pela primeira vez, a Eurocopa Futsal e, também, a Copa do Mundo, o brasileiro declarou o seguinte: “Esse ano o objetivo é se classificar para o Final Four da UEFA Cup e conseguir ser campeão Mundial de Clubes. Fazer um excelente europeu pela Seleção e classificá-la para a Copa do Mundo. E sempre sonhando com títulos”, disse Léo.

Com informações: GloboEsporte.com
Foto: Divulgação/Michal Pavlík