Brasil em Busca da Sexta Estrela: Conheça os Convocados para a Copa do Mundo de Futsal 2024

Seleção Brasileira estreia contra Cuba neste sábado, em busca do hexacampeonato no Uzbequistão.

A Seleção Brasileira de Futsal inicia sua caminhada rumo à conquista da sexta estrela na Copa do Mundo neste sábado (14), contra Cuba. Sob o comando do técnico Marquinhos Xavier, o Brasil selecionou 14 jogadores para representar o país no torneio, que acontece entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro, no Uzbequistão. A equipe conta com três goleiros, dois fixos, seis alas e três pivôs. Confira quem são os convocados da maior campeã da história da competição.

Guitta

Guitta – Goleiro — Foto: Leto Ribas/CBF



Thiago Mendes Rocha, conhecido como Guitta, nasceu em Mauá (SP) e iniciou sua carreira no Orlândia, clube do interior de São Paulo. Defendeu a equipe de 2008 a 2015, antes de passar pelo Corinthians. Em 2017, transferiu-se para o Sporting, de Portugal, e hoje, aos 37 anos, atua no Ukhta, da Rússia. Guitta é o único remanescente do título mundial de 2012 e tem em seu currículo 21 troféus, incluindo duas Ligas Nacionais, duas Champions League e uma Copa América.

Roncáglio

Roncáglio – Goleiro — Foto: Leto Ribas/CBF

Nascido em Blumenau (SC), Diego Roncáglio iniciou sua carreira no Jaraguá Futsal. Depois de passar por clubes como Joinville e Guarapuava, transferiu-se para o Kairat, do Cazaquistão, e posteriormente atuou por cinco temporadas no Benfica, de Portugal. Atualmente, defende o Anderlecht, da Bélgica. O goleiro de 36 anos acumula títulos importantes, como duas Ligas Nacionais e três Taças Brasil.

Willian

Willian – Goleiro — Foto: Leto Ribas/CBF

Natural de Jaraguá do Sul (SC), Willian Dorn começou no Jaraguá, mas se destacou no rival Joinville, onde jogou por 11 temporadas. Em 2023, transferiu-se para o Norilsk Nickel, da Rússia, e, aos 28 anos, é uma das promessas do gol brasileiro.

Marlon

Marlon – Fixo — Foto: Leto Ribas/CBF

Com 36 anos, Marlon Oliveira Araújo começou no Santo André e construiu sua carreira no Brasil em clubes como Keima Futsal e ACBF, antes de se transferir para o Movistar Inter, da Espanha. Hoje, atua pelo ElPozo Murcia. Seu currículo inclui conquistas como uma Liga Nacional de Futsal e uma Champions League.

 

Lucas Gomes – Fixo — Foto: Danilo Camargo

Natural de São Paulo (SP), Lucas Gomes começou sua carreira nas categorias de base do Magnus Futsal, onde rapidamente se destacou como fixo. Aos 25 anos, consolidou-se como um dos principais defensores da equipe sorocabana, conquistando títulos importantes, como a Liga Nacional e a Libertadores de Futsal. Com atuações consistentes, Lucas tem se tornado uma referência defensiva e uma das grandes promessas para o futuro do futsal brasileiro.

Neguinho

Neguinho – Fixo — Foto: Leto Ribas/CBF

João Victor Alves Sena, o Neguinho, de 32 anos, começou no Clube Esportivo da Penha e migrou para o futsal profissional no Corinthians. Atualmente, defende o Illes Balears Palma, da Espanha, e já conquistou a Liga Nacional de Futsal e a Copa das Nações.

Rafael Santos

Rafael Santos – Pivô — Foto: Leto Ribas/CBF

Com 33 anos, Rafael Santos atua pelo ElPozo Murcia, da Espanha, após uma passagem pelo futsal japonês. É destaque da Seleção e acumula conquistas como a Copa América e a Copa das Nações.

Pito

Pito – Pivô — Foto: Leto Ribas/CBF

Camisa 10 do Barcelona e eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2023, Pito é um dos grandes nomes da Seleção. O pivô de 32 anos tem no currículo títulos importantes como três Primeiras Divisões da Espanha e duas Champions League.

Ferrão

Ferrão – Pivô — Foto: Leto Ribas/CBF

Outro pivô de destaque, Ferrão foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo por três anos consecutivos (2019, 2020, 2021). Recentemente, transferiu-se para o Semey, do Cazaquistão, após uma brilhante passagem pelo Barcelona, onde conquistou 23 títulos em uma década.

Arthur

Arthur – Ala — Foto: Leto Ribas/CBF

Ala canhoto de 30 anos, Arthur começou no Praia Clube e passou por Corinthians e Magnus antes de se transferir para o Benfica, onde já conquistou títulos como a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

 

Leandro Lino

Leandro Lino – Ala — Foto: Leto Ribas/CBF

Natural de São Paulo (SP), Leandro Lino, de 29 anos, é uma das principais figuras do Magnus Futsal. Desde que ingressou no time, destacou-se com importantes conquistas, incluindo duas Ligas Nacionais e uma Copa América. Com seu talento e consistência, Leandro tem sido fundamental para o sucesso da equipe e continua a brilhar no cenário nacional.

 

Felipe Valério

Felipe Valério – Fixo — Foto: Leto Ribas/CBF

Responsável pela parte defensiva, Felipe Valério atua como fixo. O paulista de Suzano surgiu primeiro pelo Grêmio Mogiano e se transferiu para o Carlos Barbosa em 2015, onde permaneceu por quatro temporadas antes de rumar para o ElPozo, da Espanha, onde joga atualmente. O jogador de 31 anos já conquistou duas Libertadores, a Copa das Nações, em 2023 e a Copa América, neste ano.


Marcel

Marcel – Ala — Foto: Leto Ribas/CBF

Com 28 anos, Marcel é o mais jovem dentre os atletas convocados. Nascido em São Paulo, começou a carreira pelo Corinthians, atuou por duas temporadas pelo Magnus e se transferiu para a Espanha em 2019. Por lá, conseguiu destaque no ElPozo e foi eleito o melhor jogador da Primeira Divisão Espanhola na última temporada depois de marcar 32 gols em 38 jogos. Além do título nacional espanhol, Marcel tem no currículo um Mundial de Clubes, um Grand Prix e duas Ligas Conmebol Sul-Americana.

Marcênio

Marcênio – Ala — Foto: Leto Ribas/CBF

Com 36 anos, Marcênio retornou ao Brasil para defender o Jaraguá após quatro temporadas no Barcelona. Com 28 títulos na carreira, é um dos jogadores mais vitoriosos do elenco.

Dyego

Dyego – Ala — Foto: Leto Ribas/CBF

Capitão da Seleção Brasileira, Dyego atua no Barcelona desde 2013, onde conquistou três Champions League e quatro Primeiras Divisões. Aos 34 anos, o ala é uma das grandes referências do time.

Agenda da Seleção Brasileira:

  • Brasil x Cuba: 14 de setembro (sábado), às 9h30
  • Brasil x Croácia: 17 de setembro (terça-feira), às 12h
  • Tailândia x Brasil: 20 de setembro (sexta-feira), às 9h30

A Copa do Mundo de Futsal promete grandes emoções e o Brasil, maior vencedor da história da competição, busca consolidar sua hegemonia com a conquista do hexacampeonato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *