Copa Paulista, marcada por emocionantes decisões, começa em setembro

 
Treze equipes começam, nesta semana, a disputa pelo título da Copa Paulista. A competição, promovida pela Liga Paulista de Futsal (LPF), chega à sua quarta edição, e com um detalhe bem peculiar: todos os campeões do torneio são considerados clubes medianos, com investimentos modestos, mas que superaram, até mesmo, times de “camisa” e tradição.
Em 2012, por exemplo, ainda chamada de ‘Copa Federação’, a competição teve como vencedor o Suzano/Penalty. Na ocasião, o time suzanense era comandado por Fernando Cabral e tinha no elenco jogadores consagrados como Pezão, Waguinho, Guerra, Caio Barros, Evinho, PC, Bissoni, Felipinho, Ferrugem, Luizinho, Gaúcho, Wagnão e Ângelo.
A decisão entre a equipe da região metropolitana de São Paulo e São José aconteceu no ginásio Roberto David, em Suzano-SP, onde os donos da casa levaram a melhor, já no último segundo da prorrogação, com gol de pênalti marcado pelo ala Luizinho, após os joseenses estarem com vantagem de 1 a 0. No tempo normal, a partida ficou em empate por 3 a 3.
Já em 2013, uma surpresa. São Caetano/Drummond e Corinthians fizeram um duelo marcado por muitas emoções. No jogo de ida, disputado em São Caetano do Sul-SP, no ABC, os anfitriões venceram por 5 a 4; destaque para o banco de reservas, onde o comandante era Lucas Chioro, ex-auxiliar técnico de PC Oliveira no Timão.
Chioro tinha à disposição atletas como: Rafinha, Tatá, Vitor, Vitão, Portuga, Hugo, Caio Barros, Thiago Gouvea, Bid, Juninho, Ítalo, Leandro Toledo e Caio Fabre. Um elenco modesto, mas que bateu, também, o Corinthians no duelo da volta, em pleno Parque São Jorge. Após os corintianos abrirem 3 a 0 no marcador, a partida foi para a prorrogação, com placar final de 2 a 1, e “festa” para o time do ABC Paulista.
Na última temporada, GR Barueri (foto) e Rio Preto Futsal decidiram o título, também em dois confrontos. O primeiro, disputado em Barueri-SP, terminou em 3 a 3, já no encontro decisivo, em São José do Rio Preto-SP, a equipe barueriense, comandada por Gustavo Passos, bateu os donos da casa por goleada de 4 a 1. Destaque para Juninho que, ao lado de Caio Barros, hoje na AD Yoka/Guaratinguetá, conquistou a ‘Copa’ por dois anos seguidos.
 
Por Assessoria FPFS
Com informações: FutsalEmPauta.com.br
Foto: Divulgação/GR Barueri Futsal