"Craques dentro e fora das quadras": Caçula, Futsal Taubaté busca seu espaço no futsal paulista feminino

Sexta-feira é dia de reportagem especial  retratando o futsal de base feminino no “Craques dentro e fora das quadras” . Até o momento, foram publicadas duas reportagens falando sobre todo o planejamento, objetivo, critérios nas escolhas das atletas, incentivos e melhorias da modalidade – a primeira trazendo maiores detalhes do Corinthians/Tiger, e a segunda sobre o DVS São José.
Hoje, falaremos um pouco mais sobre o clube considerado “caçula” entre os paulistas: o Futsal Taubaté. Projeto que se iniciou em 2013, até a temporada passada o futsal da cidade era conhecido como Ford Taubaté. Porém, a partir do início deste ano, passou a se chamar Futsal Taubaté. São apenas cinco anos de projeto, mas com muito comprometimento.

Na visão do coordenador da base feminina do Taubaté, Alessandro Pavanetti, o comprometimento tem que vim de ambos os lados, tanto dos profissionais que trabalham fora e dentro das quatro linhas. No caso das atletas, também é necessário ter compromisso, para a partir disso, o plantel começar a ser montado, focando e, atletas da própria cidade e que estejam estudando.
“Os critérios considerados fundamentais para integração de atletas junto à base do Taubaté, são que as meninas devem primeiramente querer fazer parte, ter comprometimento e compromisso com o projeto. Hoje em dia todas as categorias sub-13 e sub-15 fazem totalmente parte do projeto EAFI- Escola de Atletas de Formação Integral em uma mesma unidade de ensino”, destaca.
Desenvolver a prática da modalidade, dando ênfase com atletas da cidade afim de valoriza-las e gerar oportunidades são fatores importantes para o planejamento anual do clube. Com o apoio da Secretaria de Esportes da cidade, o Futsal Taubaté tem hoje meninas atuando em todas as categorias: sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20, essa última com algumas atletas recendo auxílio do Bolsa Atleta.
Visando a integração e a troca de experiência por intermédio da modalidade, todas as categorias acabam interagindo com as do masculino, ponto chave esse que Pavanetti faz questão de destacar.
“Realizamos jogos entre as categorias, os treinos são no mesmo local, a maioria das meninas estudam na mesma escola da maioria dos meninos, ou seja, estão no mesmo espaço fora e às vezes dentro de quadra. Vão assistir e torcer para os meninos e principalmente nos jogos do Adulto (como tarefa de treino).”
Em todo esporte, acaba sendo inviável a participação em campeonatos se não houver investimentos. No futsal, essa prática também é comum, já que os clubes buscam parceiros que apoiem a modalidade. Porém, o foco não fica restrito somente nas questões econômicas, mas também no aspecto social – formação de novos indivíduos.
“O futsal feminino tem no seu histórico, de apenas 34 anos (oficialmente regulamentado), um dos maiores crescimentos esportivos, sendo considerado uma potência mundial. Então, por que não investir numa modalidade de potência mundial para contribuir com que nosso país passe a ser uma potência em outras áreas? E claro, valorizar o feminino, acabando com nuances preconceituosas”, avaliou Pavanetti, que também atua na função de técnico das categorias de base.
Apesar do pouco tempo de existência em relação a clubes mais tradicionais: Corinthians/Tiger, São José entre outros, o Futsal Taubaté vem crescendo a cada temporada e colocando em campeonatos organizados pela FPFS toda a sua categoria de base, exemplo disso aconteceu no Estadual da temporada passada, com as categorias sub-13, 15, 17 e 20 disputando o torneio, o que mostra um planejamento e dedicação de excelência por parte de quem o administra.
Na visão do coordenador ainda há muito o que ser feito, mas apesar do pouco tempo de existência do FT,  os resultados começaram a ser colhidos. “Acreditamos que ainda estamos engatinhando com o nosso projeto em relação a outras equipes. Estamos nos primeiros passos, temos muito a caminhar e crescer de uma forma geral, mas acreditamos que estamos no caminho certo e que o trabalho que estamos realizando, buscando uma melhoria dentro e fora da quadra, está sendo de uma forma muito boa”, finalizou.
Na quarta e última reportagem da série “Craques dentro e fora das quadras”, vamos retratar na próxima sexta-feira (23), os bastidores da base do futsal feminino do Taboão da Serra, participante frequente de finais de campeonatos e ganhador de títulos.