"Craques dentro e fora das quadras": Dominante no Adulto, São José Feminino também mostra sua força na base

Campeãs invictas do Metropolitano e Estadual, além dos Jogos Abertos do Interior e Regionais somente na temporada passada, o time de futsal feminino do São José é considerado um dos fortes concorrentes aos títulos sempre que uma competição se inicia, exemplo disso são a quantidade de canecos conquistados em 2017. Fora os já citados, teve também a conquista da Copa Paulista do Interior, também no ano que passou.
Não bastasse os títulos na categoria Adulto, o clube joseense também se destaca na base: foi campeão do Estadual sub-20 no ano passado. Mas, há que se deve esse sucesso e se tornar a equipe a ser batida?
É o que vamos desvendar em mais uma reportagem da série “Craques dentro e fora das quadras”, apontando os desdobramentos  sobre o planejamento de futsal de base das equipes femininas até chegar no Adulto, realização de qualquer atleta.
Em contato com diretores e treinadores, ficou perceptível que tudo se inicia com a palavra “planejamento”, e no DVS São José não é diferente. De acordo com o treinador e supervisor do clube do interior, o objetivo São José, para este ano, por exemplo, sempre é fazer um planejamento forte, seja em qual período do ano for.
“É um planejamento muito forte, muito bom. Foi feito no inicio deste ano por conta das mudanças na direção do clube, mas normalmente é feito no final do ano, já focando nas competições futuras e melhorias, visando o máximo de crescimento da modalidade”, destaca.
Pensando na melhoria da base até chegar ao profissional, o São José, que trabalha com equipes menores desde 2004,  abriu seletivas para diversas categorias neste início de temporada. Em uma cidade com mais de 700 mil mais habitantes, a procura por inscrições aumenta, se tratando de um clube acostumado a vencer campeonatos e, oferecer uma ótima estrutura.
“A base nós priorizamos com atletas da cidade, montando equipes competitivas com atletas da cidade. Esse ano, inclusive, estão sendo feitas seletivas para a base, já pensando no futuro, em resgatar atletas.  Por isso, vamos buscar nas escolas, periferias, buscando com divulgação a montagem desses elencos, desde o sub-11, passando por sub-13, sub-15 ,sub-17 e sub-19”, comenta Derrico.
Nos aspectos contratuais, Derrico mencionou que até a categoria sub-17 a questão financeira não é envolvida, já que é um investimento primordialmente para atletas da cidade. Os profissionais remunerados são aqueles que compõem a ala de ajudar a atleta: professores, preparadores físicos, nutricionistas etc. Somente a categoria Adulto conta com Bolsa Atleta: ajuda de custo, além de um curso no ensino superior.
Do ponto de vista de investimentos, o treinador/supervisor falou sobre a importância de investir na modalidade, sobretudo pela forte marca que se tornou o São José  e por ser um clube vitorioso l, além também pela chance que se dá as meninas em terem uma melhor perspectiva tanto no esporte quando na vida pessoal.
“É importante aos empresários e empresas investirem no futsal feminino, que é uma modalidade que vem crescendo no Brasil, é uma das mais praticadas. Tira as crianças das ruas, da uma perspectiva de vida.  A criança, atleta, cria uma perspectiva de crescimento e um futuro melhor, dando um direcionamento não só como atletas, mas para a vida”.

Marcos Derrico está no São José desde 2013, conquistando diversos títulos. Foto: Alex Santos.

Prata da casa, a jogadora Carol ingressou no futsal feminino da cidade em 2007, ainda na categoria sub-13, passando por sub-15, sub-17, sub-20 até chegar à equipe principal, em 2013. A atleta reforçou a importância de passar pela base, já que são nas equipes menores  onde o processo de evolução se inicia. “Evolui muito ao longo dos anos com a base jossense, e hoje posso transferir todo o ensinamento (que tive) para a categoria principal” ressaltou a pivô.
Carol (dir.) está no São José há 11 anos, desde a categoria sub-13. Foto: Alex Santos.

Natural de São José dos Campos e com apenas 23 anos, Carol, além das conquistas na categoria principal, também coleciona troféus nas equipes menores, mostrando que o clube também tem sua força na base: Campeonato Paulista sub-13 e sub-20 (3x).
O futsal feminino vem se destacando e chamando a atenção de quem pratica e admira a modalidade. Não atoa, os parceiros estão começando a aparecer. Se empresas e empresários estão começando a entrarem nesse mercado, os governos municipais já demonstram total apoio a modalidade, o que torna um avanço sem precedentes para a pratica do futsal. Quem ganha com isso são os admiradores do esporte e principalmente quem tem o sonho de pratica-lo.
“Gosto de ressaltar referente a base o envolvimento e investimento da Prefeitura, que é muito grande em relação ao suporte profissional que é dado. Todas as atletas da base têm vale-transporte para se deslocarem dentro da cidade, uniformização para os treinos, além de clinica de fisioterapia à disposição. É uma infra-estrutura muito grande”, concluiu Marcos Derrico.
Na próxima reportagem do “Craques dentro e fora das quadras”, os personagens principais serão os do clube Futsal Taubaté, recém participantes de competições organizadas pela FPFS. Aguardem.