Dia Internacional da Mulher – FPFS relembra "guerreiras" campeãs em 2015

 
Nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a Federação Paulista de Futsal (FPFS), em grande respeito à data, homenageia a você, mulher “guerreira”, amante do esporte das quadras e, sobretudo, da vida. Relembre, juntamente conosco, as equipes campeãs do futsal feminino na última temporada!
Campeonato Metropolitano sub-20
No dia 24 de agosto, a equipe feminina sub-20 da Lusa/Tiger sagrou-se campeã do Campeonato Metropolitano, ao vencer as meninas do Multi-Força, de Guarulhos-SP, pelo placar de 5 a 4.
Tiger Campeão sub-20
Campeonato Paulista  
No dia 11 de dezembro, em partida válida pelo segundo e decisivo confronto da grande final do Campeonato Estadual Feminino, C.A. Taboão da Serra e São José se enfrentaram no ginásio Presidente Ciro II, da Federação Paulista de Futsal (FPFS), em São Paulo-SP. Com gols de Rafa (3), Fran e Mariel, as joseenses bateram as taboenses por goleada de 5 a 1 e ficaram com o título; Tai fez o de “honra” para as “C.A.T.S”.
Taboão_São José
Campeonato Paulista (categorias menores) 
Em 12 de dezembro, no ginásio Presidente Ciro II, da Federação Paulista de Futsal (FPFS), em São Paulo-SP, aconteceram as finais do Campeonato Estadual Feminino de menores. Pelas categorias sub-13, 15 e 17, as equipes de Corinthians/Tiger, São Caetano Futsal e São José brigaram por títulos na competição, e o Timão venceu em todas as categorias (3 a 1, 3 a 2, e 4 a 3, respectivamente).
feminino_tiger13 feminino_tiger15 feminino_tiger17
História do 08 de março – Dia Internacional da Mulher 
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das mulheres brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
A evolução do futsal feminino  
Nas últimas temporadas, o futsal feminino não tem apenas se destacado pelo seu crescimento mas, principalmente, tem surpreendido ao revelar talentosas atletas nas quatro linhas da quadra. Em São Paulo, equipes como Corinthians/Tiger e C.A. Taboão da Serra, o “CATS”, acreditam no potencial de garotas enquanto atletas e, sobretudo, mulheres, que podem mostrar, através do esporte, sua importância no meio social. Os dois times paulistas, em 2016, assim como os demais clubes do futsal do estado, prometem realizar grandes participações nas competições estaduais, organizadas pela Federação Paulista de Futsal (FPFS).
 
Por Assessoria FPFS
Com informações: Sua Pesquisa.com
Fotos: Divulgação/ Wagner Oliveira/Tiger / Arthur Marega Filho/PMSJC e Assessoria FPFS