Em pré-temporada, atletas da FIB realizam exame cardiológico

O período de treinos que antecede as competições oficiais é fundamental para os atletas poderem aprimorar a parte física, tática e ganhar ritmo de jogo. No entanto, a pré-temporada também é importante para as equipes realizarem avaliações médicas em seus jogadores.
O elenco Associação Atlética FIB – em preparação para temporada 2018, com treinos diários em dois períodos, desde o início de fevereiro – foi avaliado pelo cardiologista Dr. Alessandro de Poli, que realizou o exame de teste ergométrico em todos os atletas do plantel.
“Esse exame tem sido muito utilizado para diagnosticar doenças silenciosas do coração e, por isso, tem que ser feito com especialista que conheça muito bem eletrocardiografia e emergências, esteja presente no local pode fazer o exame, usando ainda protocolos válidos “, explicou o Dr. Luiz Carlos Mendes Júnior, responsável pelos exames. Durante os testes, o jogador vai acelerando os passos na esteira progressivamente até o seu limite.
Dessa maneira, obtêm-se informações técnicas muito precisas das alterações eletrocardiograma, próprias de um atleta, mas que devem normalizar durante o exame.
Também é acompanhado o comportamento da pressão arterial, bem como se examina o tipo de respiração, e finalmente como se comporta sua capacidade física, detalhou Dr. Luiz Carlos Mendes Júnior.
A equipe bauruense submete seus jogadores à avaliação cardiológica em todo início de temporada. O teste ergométrico é um exame muito útil para pacientes, atletas e esportistas de forma geral e deve ser repetido a cada ano.
Informações e foto: Assessoria de imprensa A.A. FIB.