FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL COMPLETA 65 ANOS DE EXISTÊNCIA

Aos 14 dias do mês de junho de 1955, às 21 horas, à rua Germaine Burchard, 451, sala 21, nesta Capital, gentilmente cedida pela Federação Paulista de Basquetebol, na pessoa de Rumi de Ranieri, reuniram-se em Assembleia Geral, clubes esportivos em número de 35, com o objetivo da fundação da Federação Paulista de Futebol de Salão.

Foi assim mesmo, com essas mesmas palavras (transcritas no primeiro livro de atas) que foi organizada a entidade, aparecendo em seguida o nome de todos os clubes fundadores. A Seguir foi constituída a mesa dos trabalhos, pelos senhores Pedro Ortiz Filho, do Sport Club Corinthians Paulista; Rumi de Ranieri, da Sociedade Esportiva Palmeiras; Habib Mahfuz, da Associação Cristã de Moços de São Paulo; Raul Leite, do Tênis Clube Paulista; e, João Venâncio Faria, do Clube dos Advogados do Brasil. Ficando constando todos os clubes presentes, como fundadores da entidade.

A seguir, foi constituída uma comissão para dirigir os primeiros trabalhos para elaboração dos Estatutos e dirigir os destinos da FPFS, destacando-se entre eles: Habib Mahfuz, Rumi de Ranieri, Raul Leite, Paulo Planet Buarque, Francisco Dionísio Mendes e Pedro Ortiz Filho, além de outros.

Posteriormente outras reuniões foram realizadas até que eleito o presidente Habib Mahfuz, como o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. De lá para cá a Federação Paulista foi crescendo e sem parar para chegar aos dias de hoje como uma das maiores entidades esportivas do país, com o esporte genuinamente brasileiro e que agora chega aos seus 65 anos de organização, com início do presidente Habib Mahfuz , posteriormente Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, Ciro Fontão de Souza, Feliz Lacava, novamente Ciro Fontão de Souza que encerrou seu mantado em 2015 e infelizmente nos deixou em 2020.  Nos dias hoje a entidade é presidida por Nilton Cifuentes Romão, ex-atleta de destaque da modalidade.

OS PRIMEIROS CLUBES NUM CERTAME OFICIAL

O primeiro campeonato oficial da Federação Paulista de Futebol de Salão foi realizado exatamente em 1956, com a participação de 16 clubes, que integrariam a Primeira Divisão e mais 16 clubes da Segunda Divisão. Ficou estabelecido o critério de acesso e descenso.

E o primeiro campeonato da Primeira Divisão contou com estas equipes: Associação Desportiva Salete, Associação Portuguesa de Desportos, Bangu Atlético Clube, Clube dos Advogados, Clube Atlético Paulistano, Clube Universitário, Esporte Clube Banespa, Esporte Clube Sírio, Grêmio Recreativo 3 de Maio, Minas Gerais Futebol Clube, Nacional Atlético Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, Sport Club Corinthians Paulista, Riviera Futebol de Salão e Tênis Clube Paulista.

O primeiro campeonato da Segunda Divisão, contou com estas equipes: Associação Auxiliares de Turfe, Associação Desportiva Vitor Viana, Clube Atlético Monte Líbano, Clube Aramaçan, Clube Esportivo da Penha, Clube Recreativo Sotema,  Eden Liberdade Futebol Clube, Esporte Clube Ideal, Fan Clube Futebol de Salão, General Motors Esporte Clube, Marrocos Clube, Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga e Vulcan Clube.

CLUBES FUNDADORES

Todos os clubes presentes na primeira Assembleia Geral da FPFS, que passaram a ser os fundadores da entidade paulista: Associação Cristã de Moços, Tênis Clube Paulista, São Paulo Futebol Clube, Minas Gerais Futebol Clube, Associação Auxiliares de Turfe, Clube Internacional de Regatas de Santos, Associação Atlética São Paulo, Centro Recreativo Vergueiro, Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, Clube Atlético Ypiranga, Senac Futebol Clube, Esporte Clube Pinheiros, Clube Atlético Rhodia, Clube de Regatas Tietê, Clube universitário, Associação Cristã de Moços – Dep. De Educação Física, São Carlos Clube, Nacional Atlético Clube, Clube Atlético Paulistano, Tênis Clube de São José dos Campos, Escola de Educação Física da Força Pública, Sport Club Corinthians Paulista, Sociedade Esportiva Palmeiras, Clube dos Advogados de São Paulo, Riviera Clube, Associação Esportiva São José de SJC, Esporte Clube Banespa, Conceição Clube, Clube Esportivo da Penha, Clube atlético Líbano, Esporte Clube Sírio, A.A. São Bento e Associação dos Árbitros do Estado de São Paulo.

NÚMEROS MOSTRAM QUE A FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL É A N°1 DO MUNDO

Dia 13 de março de 2020, ocorreu a cerimônia de posse da atual presidência da FPFS – Federação Paulista de Futsal, na Casa de Eventos Bertolazzi.

O evento contou com a presença dos membros da Diretoria da FPFS, membros da Comissão Disciplinar e TJD, Presidentes das Ligas Regionais, Presidente da CBFS – Confederação Brasileira de Futsal, representantes de clubes, oficiais de arbitragem, dirigentes, atletas, ex-atletas, Deputado Rafael Silva o Vereador Toninho Paiva (representado), Comandantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Comandantes do Exército Brasileiro, Consul do Japão no Brasil/São Paulo imprensa e grande número de salonistas.

Completando seu sexagésimo quinto aniversário a entidade paulista é dirigida pela gestão do Presidente Nilton Cifuentes Romão (Ramon), que trouxe mudanças significativas no último quadriênio 2016 – 2019:

• AMBULÂNCIA, DESFIBRILADOR E FISIOTERAPEUTA (GINÁSIO PRESIDENTE CIRO I E II)
  • AUMENTO DE PREMIAÇÕES NAS CATEGORIAS DE BASE, INICIAÇÃO, SUB 20 E PRINCIPAL
  • CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE ARBITRAGEM (EFAOAFPFS – TSUYOSHI ENOMURA – DEPARTAMENTO ACADÊMICO)
  • JOGO DAS ESTRELAS (SELEÇÃO PAULISTA DE FUTSAL A1 E A2)
  • LICENÇA PARA TREINADORES DE FUTSAL (EPF – DEPARTAMENTO ACADÊMICO)
  • NOVA ILUMINAÇÃO (LED – GINÁSIO PRESIDENTE CIRO I E II)
  • NOVO EQUIPAMENTO DE SOM (GINÁSIO PRESIDENTE CIRO I E II)
  • NOVO GERADOR (GINÁSIO)
  • NOVO SISTEMA ADMNISTRATIVO (ADM FUTSAL)
  • NOVOS PISOS (GINÁSIO PRESIDENTE CIRO I E II)
  • NOVOS SISTEMAS DE DISPUTA NAS COMPETIÇÕES PROMOVIDAS
  • PROTEÇÕES DE ESPUMA (GINÁSIO PRESIDENTE CIRO I E II)
  • REGULARIZAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES (GINÁSIO PRESIDENTE CIRO I E II)
  • RENEGOCIAÇÃO DE TODOS OS CONTRATOS ATIVOS
  • REVALIDAÇÃO DA CESSÃO DO TERRENO (GINÁSIO PRESIDENTE CIRO I E II)
  • REVITALIZAÇÃO DA SEDE E GINÁSIOS PRESIDENTE CIRO I E II
  • SEGURANÇA PRIVADA (JOGOS DECISIVOS – GINÁSIO PRESIDENTE CIRO I E II)
  • SISTEMA DE MONITEROMANETO (SEDE E GINÁSIO PRESIDENTE CIRO I E II)
  • VOLTA DA TV FUTSAL (TRANSMISSÃO AO VIVO DOS JOGOS EM MODO STREAMING – REDES SOCIAIS)

O crescimento da Federação Paulista nos último quatro anos foi crescente.

No cerimonial de posse foram expostos assuntos de grande relevância a nível técnico e de competições realizadas durante os últimos anos. O número de partidas disputadas em 2019 foi um recorde na história da FPFS, com aumento significativo de jogos de 2016 a 2019 – 13.196 jogos no total foram disputados nestes anos.

• Média de 275 jogos ao mês
  • Média de 9 jogos ao dia

Estes números mostram que a qualidade das partidas teve um aumento gradativo.

Uma grande inovação no primeiro mandato do Presidente Ramon, foi a implementação de cursos licenciados de treinadores de futsal, onde foram formados mais de 350 treinadores de futsal nos últimos 4 anos. Com isto, a entidade contribuiu ainda mais para capacitação e profissionalização dos orientadores da modalidade.

A pré-temporada e os cursos de formação e aperfeiçoamento dos oficiais de arbitragem, são mais dois elementos de suma importância para o crescimento e qualidade de partidas e campeonatos organizados pela FPFS. Algo em torno de 400 oficiais de arbitragem participaram da pré-temporada que ocorreu no início de 2020 e que foram sediadas pelas Ligas de Embu-Guaçu e Penápolis.

Os patrocinadores e parceiros da Federação Paulista, elevaram ainda mais o nível de excelência que a instituição vem padronizando nos últimos anos. Penalty, SEGASP Sports e Água Boa são aliados fundamentais para o crescimento da maior Federação de Futsal do mundo.

A FPFS agradece aos clubes, ligas e todos aqueles que compõem o âmbito salonista e trabalhando muito para o crescimento do FUTSAL PAULISTA. Juntos formamos uma equipe vencedora!