Retrospectiva FPFS – Em 1992, Seleção conquistava Mundial de Futsal

 
No ano de 1992, a Seleção Brasileira de Futsal, jogando em Hong Kong, conquistara o Mundial. A equipe verde e amarela bateu os Estados Unidos na grande final por goleada de 4 a 1, e diante do público asiático, levantou o “caneco”. Relembre a campanha do Brasil!
Na estreia pela primeira fase, no grupo C, a Seleção enfrentou a Austrália, e apresentando bom futsal, venceu pelo placar de 3 a 0. Depois, o time brasileiro encarou Costa Rica e Bélgica, e “deitando” em quadra, venceu por goleadas de 15 a 1 e 5 a 0, respectivamente, garantindo lugar na segunda fase do Mundial.
Com um novo grupo, o E, composto por Estados Unidos, Argentina e Holanda, o Brasil novamente fez “bonito” nas quatro linhas. Diante da equipe americana, em equilibrado duelo, empate pelo placar de 2 a 2, e contra os times argentino e holandês, surpreendentes vitórias por 5 a 1 e 6 a 1; a Seleção Brasileira estava classificada às semifinais.
Medindo forças com a Espanha, a equipe verde e amarela levou a melhor, e mais uma vez dando “show” em quadra, ganhou por goleada de 4 a 1, conquistando seu “passaporte” à grande final do Mundial 1992. Com o resultado, o Brasil enfrentaria a ótima seleção dos Estados Unidos (que bateu o Irã por 4 a 2) na finalíssima da competição.
Na decisão, com gols de Jorginho, que balançou a rede duas vezes, Vander e do craque Manoel Tobias, a Seleção Brasileira venceu os americanos pelo placar de 4 a 1, garantindo, pela segunda vez em sua história, o título do Mundial de Futsal.
ASSISTA AO VÍDEO


 
Seleção Brasileira campeã mundial de 1992 
Goleiros – Serginho (Impacel) e Mazureik (Votorantin);
Fixos – Serginho Bigode (Sadia), Chiquinho (Sumov) e Morillo (Banespa);
Alas – Vander (Banfort), Fininho (Votorantin), Manoel Tobias (Banfort), Rogério (Banespa), Edinho (Sumov);
Pivôs – Ortiz (Sumov) e Jorginho (Banfort).
 
Por Assessoria FPFS
Com informações: CBFS/Liga Nacional de Futsal (LNF)
Foto: Divulgação/FIFA