Vitória Total: Palmeiras Conquista as Finais do Campeonato Paulista de Futsal nas Categorias de Iniciação

No último sábado, dia 16 de setembro, foram realizados os jogos das Finais do Campeonato Paulista de Futsal nas Categorias de Iniciação, destinadas a crianças de 7 a 10 anos. Os emocionantes confrontos tiveram lugar no Ginásio Presidente Ciro II, conhecido como a casa do Futsal brasileiro.

Foto: Rômulo/Divino Click Futsal

A Sociedade Esportiva Palmeiras demonstrou seu domínio ao classificar todas as quatro categorias para as finais da competição, enfrentando o São Caetano RSFC e o Sport Club Corinthians Paulista, ambos clubes que também trouxeram duas categorias cada para as finais. No entanto, o Palmeiras se destacou e conquistou o título nas categorias Sub 07, 08, 09 e 10.

Categoria Sub 07:

• S.E. Palmeiras vs. Sport Club Corinthians Paulista
  • Palmeiras: 15 jogos | 15 vitórias | 143 gols pró | 9 gols contra
  • 1º Colocado pelo Grupo A na fase classificatória.
  • Quartas de finais: Venceu o Hortolândia por 10 a 1.
  • Semifinal: Empatou com o Corinthians em 1 a 1.
  • Final: Venceu o Sport Club Corinthians Paulista por 3 a 0.
  • Palmeiras campeão invicto!
  • Artilheiro: Matheus com 20 gols.

Categoria Sub 08:

• S.E. Palmeiras vs. São Caetano RSFC
  • Palmeiras: 15 jogos | 15 vitórias | 129 gols pró | 9 gols contra
  • 1º Colocado pelo Grupo A na fase classificatória.
  • Quartas de finais: Venceu o Gremetal por 5 a 1.
  • Semifinal: Venceu o Corinthians por 5 a 2.
  • Final: Venceu o São Caetano RSFC por 4 a 1.
  • Palmeiras campeão invicto!
  • Artilheiros: Matheus e Joaquim, ambos com 23 gols.

Categoria Sub 09:

• S.E. Palmeiras vs. São Caetano RSFC
  • Palmeiras: 15 jogos | 15 vitórias | 118 gols pró | 8 gols contra
  • 1º Colocado pelo Grupo A na fase classificatória.
  • Quartas de finais: Venceu o Bola no Pé por 5 a 1.
  • Semifinal: Venceu o Corinthians por 3 a 2.
  • Final: Venceu o São Caetano RSFC por 5 a 2.
  • Palmeiras campeão invicto!
  • Artilheiros: Bruno e Deivid, ambos com 18 gols cada.

Categoria Sub 10:

• Sport Club Corinthians Paulista vs. S.E. Palmeiras
  • Sport Club Corinthians Paulista: 14 jogos | 13 vitórias | 70 gols pró | 14 gols contra
  • 1º Colocado pelo Grupo B na fase classificatória.
  • Quartas de finais: Venceu o Olimpik por 3 a 0.
  • Semifinal: Venceu o São Paulo FC por 3 a 1.
  • Final: Perdeu para o Palmeiras por 4 a 6.
  • Artilheiro: João Murilo com 17 gols.
  • Palmeiras: 15 jogos | 14 vitórias | 119 gols pró | 9 gols contra
  • 1º Colocado pelo Grupo A na fase classificatória.
  • Quartas de finais: Venceu o Osasco/Audax por 3 a 0.
  • Semifinal: Venceu o Santos FC por 5 a 2.
  • Final: Venceu o Corinthians por 4 a 6.
  • Palmeiras campeão invicto!
  • Artilheiro: Davi Roberto com 29 gols.

Este Campeonato Paulista de Futsal – categorias de iniciação conta com a participação de 50 equipes, divididas em quatro grupos: A, B, C e D. Posteriormente, as equipes foram redistribuídas em séries, levando em consideração seu desempenho na competição, resultando nas séries Ouro, Prata, Bronze, Rubi, Topázio e Esmeralda. O torneio é único, porém dividido em duas etapas.

A primeira etapa, concluída no domingo, 17 de setembro, consistiu em uma disputa de campeões por categorias em seus respectivos grupos. O campeonato seguirá com a segunda etapa, chamada de Torneio União de Clubes.

O Torneio União de Clubes apresenta uma característica única, criada pelo departamento técnico da Federação Paulista de Futsal, sob a coordenação de Daniel Mutti. Após uma fase classificatória, as equipes são ranqueadas com base na pontuação obtida pelas quatro categorias do clube e são agrupadas em grupos de oito equipes cada. Os confrontos ocorrem em duas partidas, e a equipe vencedora é aquela que acumular o maior número de pontos ao longo das oito partidas realizadas pelas quatro categorias.

Dessa forma, o vencedor é determinado com base no desempenho global do clube em todas as categorias, em vez de ser por categoria individual. As finais do Torneio União de Clubes ocorrerão no Ginásio Presidente Ciro II, conhecido como a casa do futsal paulista, durante a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro.

Esse formato de competição tem como objetivo proporcionar mais oportunidades para as crianças jogarem e se desenvolverem na modalidade, evitando a eliminação precoce das equipes na competição. A FPFS está comprometida em oferecer experiências enriquecedoras e inovadoras para as crianças durante seu processo de formação esportiva.

A FPFS – Federação Paulista de Futsal parabeniza calorosamente todos os envolvidos nesta competição pelo excelente desempenho durante esta primeira etapa. O comprometimento e o talento demonstrados pelas equipes, treinadores, arbitragem, colaboradores, pais e crianças contribuíram para tornar esta competição um verdadeiro sucesso esportivo.

Além disso, é importante destacar que os emocionantes jogos da série ouro foram transmitidos ao vivo pela TV Futsal FPFS, o canal oficial da FPFS no Youtube. Essa iniciativa permitiu que um público mais amplo e apaixonado pelo futsal acompanhasse as partidas e compartilhasse o entusiasmo pelo esporte. A FPFS está empenhada em promover o futsal e tornar o esporte cada vez mais acessível e emocionante para todos os interessados.

Com a conclusão desta primeira etapa, aguardamos ansiosamente o início da segunda etapa, o Torneio União de Clubes, que certamente proporcionará mais momentos emocionantes e oportunidades de desenvolvimento para as jovens promessas do futsal paulista.

Foto capa: Rômulo/Divino Click Futsal